Visitas à Expodireto Cotrijal

2018

            No Dia Internacional da Mulher, a nossa Comissão, juntamente com algumas convidadas estiveram presentes na Expodireto 2018, com o objetivo de buscar aprimorar o conhecimento em agricultura de precisão, aprender novas tecnologias para o aumento da produtividade e ferramentas que auxiliam na gestão da propriedade.

            A primeira empresa a ser visitada foi a DuPont Pioneer, onde tivemos a oportunidade de conhecer a sua trajetória e o portfólio da empresa. 
     

















Para saber mais sobre a empresa acesse http://www.pioneersementes.com.br/


            Fomos também conhecer o Projeto Aquarius 
















Para maiores informações sobre o projeto acesse http://w3.ufsm.br/projetoaquarius/index.php/pt/o-projeto1/o-projeto


            Visitamos o stand da Nidera     
                                                          









       




   A Monsanto tem como objetivo contribuir para o aumento da produção de alimentos, como maior conservação de recursos naturais, e ajudando os agricultores em todo o mundo em sua missão de alimentar, vestir e fornecer combustível. Conhecemos hoje a terceira geração da soja transgênica, sucesso da tecnologia Intacta, que está sendo chamada de Intacta 2. Nos Estados Unidos é conhecido com o nome de Extend, que promete maior resistência a lagartas e ao herbicida dicamba, sendo uma alternativa ao glifosato, o que promete acabar com as plantas daninhas que ganharam resistência, como a buva e o capim amargoso. A nova semente vai contar com as tecnologias RR, Bt e Extend.
            Conhecemos melhor o dispositivo FieldView TM, que se encaixa no equipamento, coletando dados de campo da máquina. Compatível com tratores e plantadeiras John Deere, pulverizadores John Deere e Case, e colheitadeiras John Deere, Case e New Holland.


Para saber mais sobre a Monsanto acesse http://www.monsantoglobal.com/global/br/Pages/default.aspx


            Fizemos uma visita ao stand da Diário da Manhã


Para  saber mais sobre a Diário da manhã acesse http://www.diariodamanha.com/


            Fomos ao stand da Tovese, que foi a primeira empresa a vender apólices de seguro agrícola privado de grãos no Rio Grande do Sul. É a maior corretora de seguros de lavouras no Estado. Com mais de 10 anos de experiência no mercado segurador, além do agronegócio a empresa atua com o seguro pessoal, empresarial para pequenas, médias e grandes empresas, através de parcerias com as maiores seguradoras do setor.


Para saber mais sobre a Tovese acesse http://tovese.com.br/

            Na Syngenta, foi nos apresentado o portfólio da empresa e conhecemos o novo inseticida
Proclaim, que foi desenvolvido para combater lagartas de difícil controle, como a Helicoverpa armigera. O produto estará disponível para os agricultores em abril e é formulado a partir do Benzoato de Emamectina, atua em todos os estágios do ciclo de vida da praga e deve ser aplicado durante o período reprodutivo da cultura, onde há pico populacional de lagartas. Ele age por meio da rápida penetração no tecido foliar e, após ingestão pela lagarta, bloqueia a alimentação e a paralisa.


Para conhecer a Syngenta acesse https://www.syngenta.com.br/




A Comissão de produtoras agradece o carinho e a atenção recebida em cada empresa!



2017
            No Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Produtoras Rurais e convidadas estiveram presentes na Expodireto 2017, para conferir as novidades e buscar soluções para os desafios do agronegócio.
A programação deste ano teve como tema o uso adequado da tecnologia, que consiste no potencial genético da cultivar associada as boas práticas de campo adotadas pelos produtores(as). Incluindo técnicas de produção, nutrição e fisiologia vegetal, proteção fitossanitária, qualidade da semente e do solo, além do clima.
Ao chegar no parque nos direcionamos ao stand da Nidera, onde fomos recepcionadas com muito carinho e um maravilhoso café da manhã. Aproveitamos o momento para falar da trajetória da Comissão durante esses anos e trocar informações sobre os materiais de soja desenvolvidos pela empresa.

















Tivemos a oportunidade de conhecer algumas das cultivares, entre elas:
·       

         5445 IPRO                                            

Cultivar de ciclo precoce, excelente engalhamento e sanidade, elevado peso de grãos;
· 

        5959 IPRO

Material precoce, excelente sanidade, estabilidade produtiva em anos de seca, se adapta bem em área de pisoteio;

·     
            6601 IPRO

Excelente potencial produtivo, arquitetura favorável ao controle de doenças, ciclo longo, recomendado para abrir plantio; 
·        
      5727 IPRO

É um material precoce, estabilidade produtiva, boa sanidade e excelente capacidade de engalhamento.
·        
     6909 IPRO

Possui ciclo médio, alta produtividade, recomendada para áreas de alta fertilidade


Observamos a diferença no desenvolvimento da cultura quando essa é semeada com uma semente certificada/fiscalizada e uma semente caseira, como mostra a foto abaixo:


 Bolas azuis plantas dominadas e brancas plantas falhas, demonstrando a diferença de germinação e vigor entre semente fiscalizada e semente caseira.


Para saber mais sobre a empresa e seus materiais acesse: http://www.niderasementes.com.br/

Casa do Plantio Direto      

A Casa do Plantio direto é uma ação institucional que não visa lucro, fruto do esforço das empresas promotoras que objetivam que os resultados das discussões que acontecem nesse espaço, repercutam no segmento, sendo aplicados de forma prática durante as próximas safras nas propriedades rurais.

Assistimos uma palestra que abordava o tema: Ferrugem Asiática: Desafios e Perspectivas, com a Dra. Carolina Cardoso Deuner, a qual explicou sobre a importância da estratégia do controle químico, do momento para a realização dos tratamentos (fases da cultura da soja, doenças presentes, condições climáticas...) e dos tipos de fungicidas para cada ocasião, abordou também sobre os desafios fitossanitários pela existência de fungos presentes no solo, sementes e palhas.

Explicou sobre as doenças foliares, o momento e os fatores determinantes para que estas ocorram. Destacou o uso de fungicidas de maneira preventiva e a importância de uma boa análise de semente e do tratamento de semente adequado, para que se tenham plantas mais sadias e conseqüentemente uma lavoura mais produtiva.





Para conhecer mais sobre a Casa do Plantio Direto acesse http://www.plantiodireto.com.br/

Após a palestra, fizemos uma parada para o almoço patrocinado pela Lindsay Corporation/Villani Topografia e Irrigação.



Lindsay Corporation/Villani Topografia e Irrigação.

Lindsay Corporation
                                                                                                 
Lindsay é uma parceira de irrigação reconhecida e dedicada a maximizar a produção, por meio de tecnologia, produtos confiáveis e uma rede de distribuidores certificados.


Villani Topografia e Irrigação
         
Esta empresa foi fundada em 1995, inicialmente voltada para trabalhos topográficos e em 2008 tornou-se representante comercial Lindsay.

Na parte da tarde aprofundamos nossos conhecimentos sobre a importância e a necessidade do georreferenciamento e a certificação das áreas agrícolas. 

Tivemos uma breve explicação sobre outorga de água e sua importância para irrigação, em seguida foi explicado sobre o funcionamento do pivô central e a tecnologia FieldNet que é um gerenciamento remoto dos pivôs, visando a otimização do tempo e recursos da fazenda. Onde o produtor pode checar o status da irrigação, retirar relatórios de uso da água e receber alertas em qualquer lugar que esteja.














Para conhecer mais sobre a Lindsay Corporation e a Villani Topografia e irrigação acesse www.lindsaybrazil.comewww.lindsaybrazil.com/sobre-o-fieldnet e www.grupovillani.com.br/




Dow AgroSciences



No stand foi apresentado o portfólio de produtos da empresa para o controle das plantas daninhas e seu manejo adequado.

Também conhecemos a Conkesta, nova tecnologia de resistência a insetos (Bt) na soja, que proporcionará um dos mais amplos espectros de controle contra lagartas. Após aprovações regulatórias, Conkesta vai ser oferecido como um pacote de eventos inovadores da soja Enlist.



















Esta solução integrada fornecerá o controle de insetos, bem como a tolerância a vários grupos de herbicidas para melhorar o manejo de plantas daninhas, maximizando o rendimento das lavouras.




















Para conhecer mais sobre o Enlist acesse http://www.enlistempauta.com.br/

Para saber mais sobre os produtos e a empresa Dow AgroSciences acesse http://www.dowagro.com/pt-br/brasil



A Comissão de Produtoras agradece o carinho e atenção em que foi recebida durante este dia especial.

2016

No dia 9 de março, a nossa Comissão, juntamente com algumas convidadas fomos à Expodireto conferir as novidades da feira.


A primeira visita foi ao Banco do Brasil, onde nos foram apresentadas as linhas de crédito, o programa ABC e ferramentas para auxiliar os produtores rurais nas tomadas de decisões.



Em seguida uma parada na SEMEATO, onde o tema foi plantio direto e suas vantagens. Conhecemos alguns produtos e seus desempenhos em relação ao plantio.

A terceira empresa a ser visitada foi a Cotrijal, anfitriã da Expodireto, que abordou a importância de se ter uma semente de qualidade juntamente com a fertilidade do solo. Vimos a UBS (Unidade de Beneficiamento de Semente) e conhecemos um pouco do projeto Ciclus de Agricultura de Precisão.


A J Deere também estava no nosso roteiro. Tivemos a oportunidade de aprender sobre a tecnologia de pulverização e colheita.



Após visitarmos empresas de maquinários, fomos para a FMC em busca de mais conhecimento sobre o uso adequado dos produtos químicos e sua importância para alcançar uma boa produtividade em nossas lavouras.


E por fim, as delícias do pavilhão da Agricultura Familiar...

A Comissão agradece o carinho e a atenção de todas as empresas que nos acolheram neste dia.





2015

Na manhã de 10 de março, a Comissão reuniu as produtoras da região e foi conferir as novidades na feira. Além disso foi programado visitas em 4 stands, sendo elas de fertilizantes, sementes, defensivos e comercialização da soja. Vamos contar aqui como foi esse nosso dia!

A primeira empresa a ser visitada foi a Timac Agro

A segunda empresa foi a Monsanto que falou sobre semente e dessecação

A terceira foi a Basf, abordou sobre defensivos agrícolas e manejo de pragas e doenças

E a última empresa Oleoplan S.A. falou sobre a comercialização da soja.



A Comissão agradece o carinho e atenção recebida ao longo deste dia.

2014 

  No dia 10 de março a Comissão de Produtoras Rurais esteve presente na Expodireto Cotrijal, juntamente com algumas produtoras da região de Carazinho para conferir a feira.


 Visitamos o estande da BioGene, onde tivemos a oportunidade de conhecer alguns híbridos de milho.
  



Fomos acompanhadas pelo Coordenador Técnico de Vendas Regional Sérgio da Silva e Silva.

Sérgio apresentou o BG7318YH e explicou que é um híbrido de elevado potencial produtivo e elevada resposta ao manejo, como aumento dos níveis de adubação, uso de fungicida, redução de espaçamento e aumento da população de plantas dentro dos limites sugeridos para ele.




Sérgio também destacou os pontos fortes do híbrido, que tem por características: elevado potencial produtivo; superprecocidade e excelente tolerância à ferrugem comum.

O próximo híbrido apresentado foi o BG7046H.     
Este híbrido é precoce e se destaca pelo elevado potencial produtivo, qualidade de grãos e tolerância ao E. turcicum. Além disso é um híbrido que possui alta resposta ao manejo, como aumento dos níveis de adubação, uso de fungicida, redução de espaçamento e aumento da população de plantas dentro dos limites sugeridos para ele.












Discos Apollo

Foi apresentado a tecnologia RampFlow, onde essa inovação possibilita uma distribuição mais uniforme na hora da semeadura, reduzindo plantas duplas e falhas.


Sérgio explicou a importância da escolha do tipo de disco para cada semente, assim como a população de plantas e a velocidade de plantio. 
A BioGene realiza diversos testes para manter os produtores informados de como reduzir plantas duplas e falhas na lavoura.


Para maiores informações sobre a BioGene e seus produtos acesse o site: www.biogene.com.br




No estande da FMC, fomos recepcionadas pela Representante Técnica Comercial Tatiana Benedetti e pela Representante de Desenvolvimento de Mercado Danielle Galvan.

Danielle explicou o manejo da dessecação com o AURORA 400 EC, que tem como atributo aceleração na dessecação; alta performance em plantas daninhas de difícil controle, como por exemplo: corda de viola e trapoeraba; menor risco de perdas com chuvas após aplicação, etc.




Foi comentado também sobre o inseticida MUSTANG 350 EC, que tem como atributos a estabilidade em diferentes temperaturas; consistência de resultados; flexibilidade de uso e pode ser usado em várias culturas. Tem como benefícios ação rápida, maior efeito de choque e alta eficiência no controle de lagartas, etc.
O BORAL 500 SC como observamos, tem um amplo espectro de controle, como por exemplo: trapoeraba, guanxuma, leiteiro, corda de viola, além de folhas estreitas, evitando a matocompetição inicial.
Para o tratamento de semente Danielle apresentou o inseticida ROCKS, destacando a proteção da raiz e parte aérea da planta, o excelente arranque inicial, velocidade na emergência e o efetivo controle de percevejos.

Falou também sobre o inseticida biológico DiPel para Helicoverpa armigera, que é recomendado para início da infestação, com lagartas pequenas. É um produto seletivo aos inimigos naturais.
Tatiana destacou o produto TALISMAN, que controla a lagarta da soja, lagarta falsa medideira, percevejo da soja, percevejo marrom e percevejo pequeno.


Tatiana apresentou o fungicida LOCKER, onde comparamos o controle de doenças fúngicas em relação a testemunha. Sendo este utilizado para o controle da ferrugem asiática, mancha alvo, oídio, antracnose e doenças de final de ciclo.
Em relação ao GALILEO XL explicou que é um fungicida sistêmico com dois mecanismos de ação, conferindo a cultura da soja um eficiente controle da ferrugem asiática, com excelente residual.




Tatiana explicou o funcionamento das armadilhas para mariposas de Helicoverpa armigera. 








Em seguida assistimos uma palestra com o entomologista  Mauro Braga, onde destacou as pragas da cultura da soja e os danos que estes causam em diferentes estádios.





Para saber mais sobre a empresa FMC e seus produtos acesse o site: www.fmcagricola.com.br

A Comissão de Produtoras Rurais agradece pelo carinho e atenção recebida pelas empresas BioGene e FMC. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário