Curiosidades


Mais uma sobre alimento

Gaia, a primeira deusa da Terra.
A Dani Sales,  do blog Mulher Verde, mandou um texto muito legal sobre a relação de Deméter com a alimentação. O artigo fala, ainda, de como a deusa relaciona-se com Gaia e da forma como ambas tem aspectos similares de divindades férteis e nutridoras.
O texto todo é da pesquisadora Harita Meenee, (em inglês), mas aqui é ressaltada uma passagem interessante.

(...) O corpo de uma mulher e o corpo da Terra são similares na mente antiga: um dá à luz a crianças humanas, o outro às plantas. Os dois garantem a continuidade da vida. Na Grécia, em seus dias agrícolas, os produtos eram às vezes chamados de
gennimata, as coisas nascidas da terra. (...)".

Vale a pena ler o artigo todo, no qual a autora desenvolve essa relação com mais eloquência.
Deméter como deusa do alimento e da colheita.
É interessante pensarmos nisso nos dias de hoje, porque a maioria de nós encontra alimentos industrializados no mercado, independentemente da época do ano. Mesmo quando não estamos na safra de um determinado vegetal, conseguimos encontrá-lo congelado ou até mesmo in natura. Com isso, perdemos a noção do caminho que o alimento percorre e, principalmente, da necessidade de colhê-lo ou estocá-lo direito. Compramos e jogamos fora a comida com uma enorme facilidade, que não existia nos tempos em que os primeiros cultos às deusas mães começaram a surgir.


Mesmo com a industrialização dos alimentos há, no começo da cadeia produtiva, uma semente que foi plantada em um pedaço de terra, ou uma árvore que está crescendo e dando frutos há anos, ou um cereal que foi colhido e virou ração para o gado ou o porco que compramos morto e congelado no açougue. Portanto, como pagãos e cultuadores do ciclo da natureza, penso que é importante termos essa consciência de que há, sim, uma terra fértil que alimenta a todos e que todos devemos prestar honras à Deméter, Gaia, Ceres, Rhea ou outra divindade da terra.